quarta-feira, 31 de dezembro de 2008


Drenagem Linfática é o melhor tratamento estético para a gestante


A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. Nesse período, que dura em média nove meses, mudanças graduais ocorrem por todo o corpo: mudanças de pigmentação da pele, no cabelo, nas unhas, ganho do peso – mudanças estas que refletem na percepção de sua imagem corporal. Uma das alterações mais significativas é a retenção hídrica, devido ao aumento da secreção dos hormônios da gravidez, gerando também um aumento do volume sanguíneo e da pressão arterial.

Diante destas alterações, a drenagem linfática manual surge como o melhor tratamento para a gestante. Ela consiste em movimentos manuais rítmicos a fim de captar o liquido acumulado nos espaços intersticiais e canalizá- lo para os gânglios linfáticos, a fim de que este seja eliminado pelo sistema excretor. Além de apresentar este efeito diurético, ela ativa a circulação, melhorando o retorno venoso, e assim, diminuindo o inchaço do corpo bem como o edemas característicos dos membros inferiores,.

Outros benefícios da drenagem linfática manual durante a gravidez são: auxilia no alívio de problemas secundários a alteração hormonal, como a enxaqueca, a constipação intestinal, a insônia; combate a varizes e celulites; ao estimular o sistema nervoso parassimpático, auxilia no alívio do stress e da ansiedade decorrentes do período gestacional, bem como no controle da pressão arterial; prepara a mãe para a amamentação, ao estimular a lactação e promover dessensibilização das mamas; por estimular a eliminação de toxinas, melhora a imunidade do organismo; aumenta vínculo entre mãe e bebê.

Um benefício importantíssimo observado é a melhora da percepção da imagem corporal das futuras mães. Elas passam a perceber, acompanhar e aceitar melhor as mudanças corporais que ocorrem durante a gravidez, impactando positivamente em aspectos emocionais.

A drenagem linfática pode ser iniciada desde as primeiras semanas de gravidez. Duas a três sessões por semana são ideais para se observarem os efeitos terapêuticos. É necessário que o seu médico seja consultado antes de iniciarem as sessões e que estas sejam feitas por profissionais preparados. É importante salientar também, que um programa de drenagem linfática tem seus efeitos potencializados se forem acompanhados de um bom programa nutricional, físico e psicológico.

Lílian Marta do Amparo Sobrinho

Agradecimentos a Gisele Araújo (
http://www.saudeplena.com.br/), a Dr. João Luiz Soares e Dra. Clarissa F. Águia (http://www.maenhes.com.br/)

3 comentários:

  1. Adorei saber disso tudo, Lílian! Já vou providenciar minhas sessões! rsrs
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz ao saber que existem tantas técnicas voltadas ao cuidado da saúde da mulher! Drenagem linfática já é uma maravilha em qualquer estado da vida, deve ser melhor ainda durante a gravidez! Bjão Lilian!

    ResponderExcluir